
A brasileira ADTech (Advanced Technologies Security & Defense) realizou uma demonstração do Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) Harpia entre os dias 25 e 26 de setembro na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA).
Organizado pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), com o apoio do Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) e o 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1), a demonstração faz parte dos esforços empreendidos pela Marinha do Brasil no estabelecimento de requisitos para o Programa de Obtenção de SARP-E.
A ADTech demonstrou as capacidades e características do Harpia em operações de inteligência, vigilância e reconhecimento.
Recentemente o Harpia esteve operando em conjunto com Exército Brasileiro, realizando uma demonstração em agosto na “Operação Formosa”, ocasião em que a Marinha do Brasil teve contato com este SARP de categoria 1 desenvolvido e produzido no Brasil.
O Harpia foi certificado pela ANAC para voos experimentais, realizando decolagem com apoio de catapulta por elástico e pousos com paraquedas, simplificando a operação do mesmo em variados cenários.
Desenvolvido para operações BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) acima de 400ft, o Harpia possui uma autonomia nominal de 12 horas, alcance de até 117 MN (218 Km), comprimento de 2 metros, envergadura de 4 metros, e peso máximo de decolagem de 22,5 kg na versão atual. Configurado com câmeras estabilizadas eletro-ópticas (EO) e infravermelho termal (LWIR).
Confira algumas imagens: