terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

Ação coletiva entre Marinha e pesquisadores marca o Dia Mundial da Limpeza na Ilha da Trindade

O Dia Mundial da Limpeza, que acontece hoje (16), foi marcado por uma ação coletiva na ilha oceânica brasileira mais distante da costa, a 1.200 km do litoral do estado do Espírito Santo (ES). Militares da Marinha do Brasil que mantêm o Posto Oceanográfico da Ilha da Trindade, em conjunto com pesquisadores do Programa Ecológico de Longa Duração das Ilhas Oceânicas Brasileiras e Observadores da Natureza para o Desenvolvimento Ambiental das Ilhas Oceânicas Brasileiras, atuaram neste sábado na região. O Dia Mundial da Limpeza é um programa de ação social global que visa combater o problema dos resíduos sólidos, incluindo os detritos marinhos.

blank

A ação de limpeza ocorreu na Praia das Tartarugas, onde está a maior concentração de ninhos de tartarugas-verdes (chelonia mydas) na ilha, e teve por objetivo retirar o lixo do local. O período de reprodução dessa espécie se inicia a partir de novembro e a Ilha de Trindade é o segundo maior sítio reprodutivo no Oceano Atlântico e o maior do Brasil.

blank

O lixo recolhido chega à Ilha da Trindade pelas correntes marinhas. A forte influência dessas correntes (corrente do Brasil e Sul Equatorial) arrasta, anualmente, milhares de resíduos para o local. A origem dos resíduos, em grande parte garrafas plásticas e microplásticos, é oriunda de diversas partes do mundo, sendo possível observar diferentes idiomas estampados nos objetos encontrados ao longo de toda a extensão da faixa de areia. Os resíduos foram coletados, pesados (cerca de 23 kg) e estão sendo identificados quanto às suas origens.

Fonte:  Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *