segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS REALIZA OPERAÇÃO PIRAPITINGA

No período de 28 de outubro a 5 de novembro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) conduziu a Operação Pirapitinga – Manobra Escolar 2023, como coroamento de seu ano de instrução. O exercício no terreno foi desenvolvido no Campo de Instrução da Academia e nas localidades de Porto Real, Quatis, Pedra Selada e Fumaça, reunindo 2.200 militares, mais de 300 viaturas militares e 5 aeronaves.

Contando com o apoio de mais de 40 organizações militares, a manobra escolar possibilitou aos cadetes o aprimoramento da liderança das pequenas frações, até o nível subunidade, por meio da aplicação direta dos conhecimentos adquiridos ao longo do ano e da integração entre as Armas, Quadro e Serviço.

blank

Durante mais de uma semana, os cadetes vivenciaram na Operação Pirapitinga diversas situações de guerra convencional que exigiram conhecimentos técnicos e táticos, ação de comando e iniciativa para a solução de problemas militares simulados próximos da realidade contemporânea. O tema tático permitiu a aplicação prática de uma grande quantidade de meios no desempenho integrado e sincronizado de todas as funções de combate. Operações básicas ofensivas e defensivas foram executadas, além de operações e ações complementares, como transposição de curso d’água, assistência humanitária, infiltração e assalto aeromóvel, junção, operações de informação e defesa cibernética.

blank

No dia 1 de novembro, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Richard, esteve na Área de Operações e acompanhou de perto as atividades desenvolvidas. Na ocasião, ele salientou os ganhos com a realização do exercício no terreno: “A Manobra Escolar representa o coroamento do ano de instrução. É a oportunidade em que os cadetes do 4º ano exercem as funções de comando que, a partir de 2024, desempenharão nos corpos de tropa. Além disso, o exercício possibilita aos cadetes dos demais anos o cumprimento de diversas missões, desenvolvendo capacidades e competências que contribuirão com a formação do futuro oficial. ”

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *