terça-feira, junho 4Notícias que importam
Shadow

13º BATALHÃO DE INFANTARIA BLINDADO COMPLETA 100 ANOS

O 13º Batalhão de Infantaria Blindado contou com programação especial na semana em que completou 100 anos de criação. Entrega de medalhas, inauguração de monumentos, desfile de colégios de Ponta Grossa e Curitiba fizeram parte das celebrações, que contaram também com a presença do Comandante do Exército.

blank

Subordinado à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, o 13º Batalhão de Infantaria Blindado tem como missão síntese atuar como Elemento de Combate da Brigada, em qualquer área do território nacional, mantendo-se em permanente estado de prontidão para executar ações de defesa externa, operações de coordenação e cooperação com agências, bem como cooperar com o desenvolvimento do Brasil, por meio de ações subsidiárias.

Localizado no bairro de Uvaranas, na cidade de Ponta Grossa, a unidade foi criada em 21 de junho de 1923 pelo então Presidente da República, Arthur Bernardes, por meio da assinatura o Decreto de Criação Nr 16.070. Nessa época, o Ministro da Guerra era o Marechal Fernando Setembrino de Carvalho.

blank

Para marcar a data, em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa, foi realizada a inauguração da Praça do Centenário, na Av. Gen. Carlos Cavalcanti. Vários monumentos na praça remontam os feitos históricos do 13º BIB desde a sua instalação na cidade em 1923. A inauguração, no dia 21 de junho, contou com a presença de autoridades civis e militares, além de apoiadores e colégios cívico-militares da cidade de Ponta Grossa.

Em formatura no batalhão, ainda como parte das comemorações, a Medalha “Nunca Vencidos” foi concedida pelo Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Lizandro Farencena Capeleto, para 24 cabos e soldados com destacado comportamento e distinto profissionalismo. Os familiares dos militares prestigiaram as honrarias.

blank

No sábado, 24 de junho, as festividades do Centenário foram finalizadas com a Formatura de Aniversário do Batalhão. O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, destacou a importância do 13º BIB para a região dos Campos Gerais, onde mais de 80 mil jovens ponta-grossenses passaram pelo Batalhão nesses 100 anos e, ressaltou em especial, a cidade de Ponta Grossa, que cresce a cada dia e segue sendo berço para novas famílias e histórias na sentinela dos campos gerais.

blank

Ao final da solenidade, a tropa formada desfilou em continência ao Comandante do Exército. O público presente ainda conferiu um desfile de veteranos que serviram no aquartelamento em outras décadas. Em seguida, desfilaram perfilados, alunos do Colégio Militar de Curitiba e das escolas cívico-militares de Ponta Grossa além de todos os blindados de transporte de pessoal M113 e viaturas sobre rodas que a unidade possui.

Presenças

Participaram ainda da formatura de aniversário o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, o Comandante Militar do Sul, General de Exército Hertz Pires do Nascimento e antigos comandantes da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e do 13º BIB.

 

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *