segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

Telebras e Exército Brasileiro assinam Termo de Cooperação para o Projeto Amazônia Conectada

A Telebras e o Exército Brasileiro assinaram na noite da última quarta-feira (14), Termo de Cooperação Técnica com a finalidade de estabelecer uma integração de infraestruturas ópticas para otimizar a operação e a sustentabilidade econômica do Projeto Amazônia Conectada (PAC), que está sendo complementado pelo Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS).

O acordo prevê o compartilhamento com a Telebras de mais de 1.800 km do cabo subfluvial na região amazônica, enquanto o Exército Brasileiro passa a contar com a rede de fibras ópticas da Telebras naquela área para aperfeiçoar as comunicações estratégicas de interesse da Defesa Nacional. Esse é o primeiro passo, rumo a parcerias, para viabilizar a expansão da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal (RPCAPF).

Para o presidente da Telebras, Jarbas Valente, “a iniciativa será significativa para ambas as partes, que contarão com redundância de rede na operação na região amazônica, e ampliará os recursos da empresa para promover a inclusão digital e políticas públicas na Amazônia Ocidental”.

Conforme o acordo, a Telebras se encarregará pela manutenção e operação de todas as infraestruturas terrestres de telecomunicações da rede subfluvial, e fará seu gerenciamento por meio de seu Centro Integrado de Gerenciamento de Rede (CIGR), em Brasília, disponibilizando ao Exército acesso remoto a toda infraestrutura monitorada. O acordo não implicará em transferência ou repasse de recursos financeiros entre as partes.

Assinaram pela Telebras o Termo de Cooperação Técnica o presidente Jarbas Valente, e o diretor Técnico-Operacional, Luis Fernando de Freitas Assumpção. Representaram o Exército Brasileiro o Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) do Departamento de Ciência e Tecnologia, General de Divisão PEDRO PAULO Levi Mateus Canazio, e o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), General de Brigada Jacy BARBOSA Júnior.

“Com essa parceria vamos ampliar nossa atuação na região amazônica. Aquela área é uma Tordesilhas digital e agora vamos poder fazer chegar mais comunicação, mais política pública e tornar o país maior, melhor e mais integrado”, destaca o chefe do CITEx.

E completa: “Os rios que nos ligam agora também nos conectam”.

1 Comment

  • blank Rachid Saab

    As FA devem fazer Convênio de Cooperação Técnica com Universidades, Centros de Pesquisa, Escolas Técnicas, Instituições Filantrópicas com articulação internacional e outros órgãos que possam enriquecer sua capilaridade e desenvolvimento científico em todos os ramos do conhecimento…
    Prof Rachid Saab

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *