segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

NPqHo “Vital de Oliveira” apoia pesquisa da Petrobras na Bacia de Santos

Dando prosseguimento à Comissão “Comitê Gestor II”, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, desatracou de Santos (SP) no dia 6 de dezembro, a fim de coletar dados na Amazônia Azul para o Projeto iAtlantic “Explorando habitats e ecossistemas profundos da Bacia de Santos”.

blank

A pesquisa tem como objetivos o mapeamento batimétrico em alta resolução de áreas profundas da Bacia de Santos; a caracterização de habitats e a estrutura e distribuição das comunidades bentônicas e bentopelágicas, por meio de imagens submarinas e amostragem biológica e geológica; e a coleta de organismos coralíneos para estudos geoquímicos e taxonômicos.

Embarcaram em Santos 20 pesquisadores sob a coordenação da Petrobras, pertencentes às seguintes instituições: CENPES/Petrobras, IO-USP, UFES, UFSC e Univali, sendo uma pesquisadora original da Colômbia. A viagem em curso é fruto da parceria para a governança do NPqHo “Vital de Oliveira”, por meio de Acordo de Cooperação entre a Marinha do Brasil, a Petrobras, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e a Vale.

Fonte Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *