quarta-feira, dezembro 6Notícias que importam
Shadow

INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA CONQUISTA 1º LUGAR EM CONCURSO SOBRE DEFESA NACIONAL

O Instituto Militar de Engenharia foi destaque no Concurso MD/Capes de Dissertações e Teses sobre Defesa Nacional (CDTDN), edição 2022. O primeiro lugar no concurso foi para a tese de doutorado do aluno Ricardo Maroquio Bernardo. Acompanhado de seu orientador, o Professor Paulo Rosa, o aluno Maroquio recebeu, no dia 15 de dezembro de 2022, o Prêmio Tiradentes. Foram premiadas dissertações de mestrado e teses de doutorado do biênio 2020/2021 que tratam de Defesa Nacional. Em 2022, foram cerca de 150 trabalhos inscritos.

A pesquisa intitulada “Vigilância de áreas restritas utilizando uma equipe autônoma de ARPs cooperativas” discorre sobre o desenvolvimento de drones que atuam de forma autônoma e cooperativa para detectar e classificar entidades terrestres invasoras em um perímetro previamente estabelecido. O estudo aponta para uma solução que pode ser empregada em vigilância de fronteiras, instituições carcerárias, instalações militares, dentre outras aplicabilidades.

O Prêmio Tiradentes tem por objetivo estimular a produção de pesquisas e estudos acadêmicos sobre temas de interesse do Ministério da Defesa (MD), bem como contribuir para a formulação de políticas públicas na área. O concurso também pretende incentivar a divulgação no país e no exterior dos resultados e produtos provenientes da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério da Defesa. É a segunda vez que o IME conquista a primeira colocação em tal Prêmio.

Também foram agraciadas com Menção Honrosa a aluna Suzane de Santana Oliveira e sua orientadora, a Professora Andersan dos Santos Paula, cuja tese “Influência da microestrutura de um aço de alta dureza na formação de bandas de cisalhamento adiabático após altas taxas de deformação” versou sobre o aço desenvolvido por siderúrgicas brasileiras, a fim de atuar como blindagem balística para veículos leves.

Esta foi a segunda edição do concurso realizado pela Capes em parceria com o Ministério da Defesa. A abertura do evento foi realizada pelo Chefe de Educação e Cultura (CHEC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Luciano Guilherme Cabral Pinheiro.

Fonte Exército Brasileiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *