quarta-feira, junho 5Notícias que importam
Shadow

Esquadrão “Guerreiro” resgata adolescente em navio de cruzeiro

Imagens do resgate de um adolescente de 16 anos realizado por uma aeronave SH-16 “Seahawk” viralizaram nas redes sociais. O helicóptero da Marinha do Brasil pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (EsqdHS-1 “Guerreiro”) protagonizou as imagens captadas por passageiros do navio de cruzeiro MSC “Seashore”, durante uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um adolescente de 16 anos com problemas cardíacos na última quinta-feira (15).

 

 

A aeronave empregada no resgate foi um dos exemplares do “Seahawk”, registro N-3035 que estava cumprindo um exercício de adestramento de Guerra Antissubmarino (ASW – Anti Submarine Warfare) quando foi acionada como Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), interrompendo o adestramento e regressando á Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) no estado do Rio de Janeiro, onde estão localizadas as instalações do Esquadrão “Guerreiro”.

 

blank

 

Após o pouso, foi realizado procedimento de substituição da tripulação, onde assumiram os comandos do N-3035, os aviadores navais CT Edson Barros e CT Lailton, experientes pilotos que já haviam recebido o briefing e planejado a missão, no mesmo momento era realizado o reabastecimento da aeronave, procedimentos realizados ainda com os motores acionados, manobra conhecida como “hotseat hotrefuel”.

 

Em poucos minutos o “Guerreiro 35” decolou com uma tripulação composta por um médico da aviação e dois Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR), militares altamente qualificados em operações de resgate, além dos pilotos.

 

blank

 

O SH-16 é uma aeronave capaz de atingir velocidade de 360km/h, o que permite a mesma realizar um rápido deslocamento até o teatro de operações, partindo da BAeNSPA rumando para o través da cidade de Vitória (ES), onde o navio de cruzeiro se encontrava navegando afastado cerca de 15 milhas (24 km) a leste da costa do Espírito Santo.

O adolescente foi evacuado do navio de cruzeiro com emprego da técnica “Hi-Line”, sendo içado na maca para bordo da aeronave pelo cabo de aço, conforme é possível acompanhar nas imagens do resgate que estão no canal do Brasil Defesa no TikTok. Após ser acomodado no interior da aeronave, o adolescente foi conduzido para cidade de Vitória, onde recebeu atendimento médico.

 

blank

 

Este resgate, como tantas outras ações de nossa Aviação Naval e nossas Forças Armadas, demonstram a importância do investimento em defesa, justificando na prática o quanto vale cada centavo investido em nossas instituições militares, as quais além de proteger nosso território e defender a soberania do Brasil sobre os mais de 22 milhões de quilômetros quadrados de território nacional, estão sempre prontos a responder a toda e qualquer eventualidade que se faça necessária sua atuação, seja diante de desastres naturais, acidentes ou na salvaguarda da vida humana, sempre podemos contar com nossos Heróis.

 

blank

 

Quero registrar aqui o agradecimento ao CF Maffei e ao CF Fabiano, Comandante e Imediato do EsqdHS-1, respectivamente, e toda sua tripulação, pelo alto nível de preparo, profissionalismo e dedicação no cumprimento de seu dever, um Bravo-Zulu!

 

“AD ASTRA PER ASPERA”

“No Ar, os Homens do Mar”

 

por Angelo Nicolaci

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *