quarta-feira, junho 5Notícias que importam
Shadow

Conheça: Submarino “Humaitá”, segundo submarino da Classe “Riachuelo”

O “Humaitá” (S-41) é o segundo de uma série de quatro submarinos convencionais de propulsão diesel-elétrica no âmbito do Programa de Submarinos (PROSUB).

 

Em agosto de 2022, o Submarino “Humaitá” realizou a flutuação operacional, um marco de segurança que define o início da última fase do projeto de construção, certificando que os sistemas de segurança e operação do submarino estão prontos para as provas de aceitação de cais e de mar.

 

Em novembro, o “Humaitá” cumpriu o teste de imersão estática e obteve resultado satisfatório nas avaliações. Após a navegação na superfície com seu próprio sistema de propulsão, os próximos passos a serem executados serão a imersão dinâmica e a imersão em grande profundidade com o submarino em movimento.

 

De acordo com o cronograma do PROSUB, o Submarino “Humaitá” (S-41) será entregue ao Setor Operativo da Marinha no 2º semestre de 2023, seguido do “Tonelero” (S-42) e do “Angostura” (S-43), os quais vêm avançando positivamente no calendário de entrega.

 

Os testes em ambiente operacional do “Humaitá” representam mais um passo importante no âmbito do PROSUB, que se consolida como um Programa Estratégico de substancial relevância para o Estado brasileiro. Além de ampliar a proteção do perímetro das águas da Amazônia Azul, esse empreendimento gera empregos que permite capacitar e qualificar mão de obra fortemente especializada, contribuindo para elevar o potencial estratégico de desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Fonte Marinha do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *