segunda-feira, maio 27Notícias que importam
Shadow

28 de dezembro: Dia da Marinha Mercante Brasileira

Hoje, 28 de dezembro comemoramos o “Dia da Marinha Mercante Brasileira”. Parcela importante do Poder Marítimo, executa uma atividade essencial para todos os brasileiros.

O Dia da Marinha Mercante Brasileira, foi decretado pelo primeiro-ministro Tancredo Neves em 1962, sendo escolhida a data de 28 de dezembro, em alusão ao nascimento do Visconde de Mauá, patrono da Marinha Mercante.

Grande parcela de nossas riquezas, trafegam pelo mar, sendo a Marinha Mercante a responsável por esta missão, sendo o meio mais prático, eficiente e econômico de comércio que se conhece desde os primórdios da navegação.

blank

Hoje nossa Marinha Mercante se encontra muito longe da posição de destaque global que exibia nos idos tempos do Lloyd Brasileiro, este fundado em 1894, tendo sido uma das maiores companhias de navegação do mundo, mas infelizmente viu sua extinção em 1997, junto com ela vimos uma preocupante redução da frota mercante brasileira, a qual perdeu diversos armadores e se viu quase que extinta.

Este jornalista teve a imensa honra de conviver com um dos grandes nomes da Marinha Mercante Brasileira, e também visionário empresário que trouxe nos idos anos 80 a operação de navios Roll-On / Roll-Off ao Brasil, o meu saudoso avô Comte Angelo Nicolaci Neto.

blank

A Marinha Mercante representa o ramo civil da Marinha do Brasil, com tripulantes considerados como parte de uma reserva das Forças Armadas, mas que trabalham principalmente com regulamentação de comércio marítimo e lazer.

Neste ano de 2022 quero saudar nossos homens e mulheres que compõe e sustentam as tradições marinheiras do Brasil em nossa Marinha Mercante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *